terça-feira, 28 de outubro de 2008

Capítulo 3 : Sacintandein

Papais que me corrijam, não sei se a palavra está escrita corretamente - se é que ela já foi escrita alguma vez. Usada ela foi, sempre.

Sacintandein é usado quando não queremos dizer uma palavra. No caso do Celsinho, sempre foi o sinônimo para a Síndrome de Down.

Minha até hoje vira para nós e comenta, em segredo, claro, que o Celso é Sacintandein. Como não consigo não ser irônica com a velhinha, respondo: "Ah é? Não tinha percebido!" E ela cai na risada. Frequentemente usa também a frase: "Sabe, o Celso tem problema" e a resposta da minha tia e da minha mãe é: "Mãe, problema temos nós". Que problema tem o menino? É o rei da casa, fica o dia todo ouvindo CDs religiosos, lendo a Bíblia e separando fotos. O único problema é manter o foco no relógio, para não perder a hora das refeições - que são sagradas.

A família sempre usou o termo para falar da escola especial, dos amigos do Celso, de tudo o que dizesse respeito a ele. Mas claro, o Sacintanden, que não é nada bobo, captava a mensagem. Virava os olhos para cima, como faz quando a mãezinha "enche os pacová" e continuava seu papo consigo mesmo. Tanto ele entende que algumas vezes chegou a comentar que queria ir para a "Spetalozi", que é como ele chama a Pestalozzi, e falou que era lá que estudavam as pessoas iguais a ele. Mas minha vó preferia pensar que o Sacintanden não precisava saber destes detalhes.

Até alguns anos atrás, minha jogava na loteria toda semana. Loteria, tele-sena... sempre foi focada em ganhar uma bolada. O motivo, segundo ela, era montar uma cidade só para os Síndrome de Down. Nunca deu muitos detalhes do projeto, mas sempre repetia: "Se eu ganhar na 'loto', vou fazer uma cidade só para os Sacintandein". O nome da cidade? Uma das netas, a Carol, se encarregou logo de criar: Sacintanlândia - só podia ser!

Um comentário:

Louca dos Gatos [luipinheiro] disse...

é tipo harry potter? "vc sabe quem" ou "aquele que naõ deve ser nomeado". que engraçado. nunca tinha escutado!