quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Terminologia do Alemão

Está difícil selecionar quais histórias escrever, então resolvi dar um tempo e listas frases e palavras célebres do menino. Algumas palavras, como as que meu pai lembrou, são exclusivas e fazem mais sentido do que nosso português. Na verdade, cada menção aqui merece um post, então vai ajudar a organizar as idéias!

Traduções
Chorrasco = Churrasco
Lengoiça = Linguiça
Passavor = Por favor
Camasola = Camisola (afinal, é pra usar na cama)
TV Vegetal 29 toneladas = TV Digital 29 polegadas
Pesar = Pisar
Cabesseiro = Travesseiro
Paulo Ranger = Power Rangers
Frita = Frida (a gata da minha irmã)
Ralf = Alf (o gato da minha irmã)
Wellbinton = Wellington (o namorado da minha irmã)
Louis Fernando = Luiz Fernando (meu "conhado")
Pinglinho = Pedrinho (meu pai, o "conhado" dele)
Conhado = cunhado
Ibinho = Ivinho (primo da minha que morava com eles)
Lember = Lamber
Tegente = Detergente

Frases célebres
Agora já foi.
Está costoso?
Ahhh, não sei...
Não pode, Dorinha?
Acho que vai chover.
Que cheiro de peixe, hein mãezinha?
É claro.
Xi, pesou!
Então... (Essa eu uso quase todo dia, com o mesmo sentido... É ótima para cortar assunto ou evitar uma resposta que você não quer dar)
Eu sou macho piludo!
Mãezinha mamã!
Jamé!
É mentira! (com os olhos virados pra cima)
Viu que sei?

Coisas só dele
- Falar sozinho o dia todo
- Saber o signo de todos os membros da família
- Imitar (com sons e coreografia) todos os animais que existem no reino animal, incluindo cobra.
- Ouvir, sempre alto, todos os CDs da Bíblia com narração do Cid Moreira
- Enrolar linha (no dedo ou num lápis)
- Fazer pum quando escova os dentes rsrsrsrsrsrsrsrs
- Separar figurinhas ou fotos no chão, de perna de índio
- Fazer a barba e deixar 3 pêlos de bigode embaixo do nariz
- Dormir no carro ou enquanto estamos conversando e, quando perguntamos: "Celso, tá com sono?", nunca admitir que está.
- Falar que fala italiano e soltar um "te voglio benne assai"
- Cantar as músicas do Roberto Carlos repetindo sempre a última palavra do verso
- Nos programas do Silvio Santos, responder depois que o participante já certou e soltar um "Viu que sei?" (Viu como eu sei?)
- Virar os olhos pra cima, vesgo, quando fala a maioria das frases célebres ou fica nervoso
- Dizer que tem alergia a tinta pra não fazer lição na escola


Me ajudem a lembrar!!! Dá pra escrever páginas e páginas só com as palavras, frases e manias do menino!

3 comentários:

Anônimo disse...

Fla, vc realizou o sonho de todos fazendo este blog , falar do Celso e aproximar e reuniar a familia

Eu, como a Poly, tb fiquei emocionada e agora uma das melhores coisas do dia e’ dar uma olhada para ver se tem mais alguma coisa do Celsi, que e’ como o chamo pq ele me chama de Caroci.

Lembro como foi dificil o dia em que fui me despedir dele e da vovo quando vim morar na Australia. Eu queria apenas falar tchau mas nao relembra-los de que iria para tao longe. Assim, na hora de falar tchau , apos um dia todo que passei la sem falarmos no assunto … o Celsi se despede e acrescenta : Vc vai morar na Australia ?? …Ele que parece tao alheio ….e’ sempre tao presente em certas coisas.

Quando era crianca nunca fui muito de argumentar e discutir pelas minhas verdades mas sempre alguem mencionava a palavra “mongoloide” …era a deixa para eu querer brigar e discutir. Com o passar do tempo e com mais maturidade entendi que a maioria das pessoas nao fazia por mal , elas apenas nao compreendiam.

Ate hoje quando falo para alguem que tenho um tio com Sindrome de Dow e’ com o mesmo orgulho que falaria de um tio graduado em Harvard ou artista de cinema e as pessoas ficam me olhando e devem pensar: Pq ela tem tanto orgulho disso? . E’, eu tenho mais orgulho disso do que de qq outra coisa.

Umas das coisas que guardo com muito carinho e das ferias que passava com a Vovo, o Binho e o Celso. Ele punha o disco da Branca de Neve na vitrola laranja e bricavamos ensenando que eu era a Branca de Neve e ele o principe …era impressionante como ele, o principe, acompanhava a risca todas as falas do disco … e eu , a princesinha , coitada, nunca conseguia.

A Familia toda acha que o Celso e’ anjo e tb Santo , pq sempre qnd queremos alguma coisa , pedimos para ele rezar… e isso sempre funcionou … e’ pq ele esta mais proximo de Deus do que nos.


PS : Um habito irritantemente adoravel que lembrei dele:
Como o Celso sempre acorda primeiro do que todo mundo, ele fica entrando no quarto ou fazendo barulho para a gente acordar … Isso sempre me irritou profundamente, mas nunca falei nada …

Anônimo disse...

Flavinha,
Vc esqueceu: para terminar com um assunto chato, a resposta do alemão é "eu acho". Não se sabe se ele acha que sim ou que não!
Lembra da história da sua avó Fatima que pediu para ele rezar por ela, quando ia fazer uma operação de Catarata? Depois de uns três anos ele perguntou se a ela estava melhor? Respondemos que sim e perguntamos o porquê. Ele afirmou que estava rezando para a vista dela ficar boa.........isto depois de 3 anos ou mais.......
beijos

paula aguiar disse...

é muito lindo me fez lembrar o meu tiu lindo q eu amo muito e algumas palavras são parecidas um abraço de coração!paula